O portal substituiu o Dataprev, que antes também oferecia algumas facilidades por meio da internet.
A novidade é que agora, quase todos os serviços podem ser acessados exclusivamente pelo site ou aplicativo e ainda pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência.
s recursos disponíveis online incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.
O Meu INSS está disponível para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas – que recebem regularmente.
Aquelas pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.
Basicamente de um cadastro e acesso a internet (todos os recursos funcionam online). Não há nenhum outro pré-requisito que impossibilite o ingresso à plataforma.
Como criar o login e realizar o primeiro acesso?
Quem ainda não tem acesso a plataforma precisa de um login inicial. Para entrar no Meu INSS é preciso ter um registro e cadastro prévios, que também podem ser iniciados e concluídos online. Dessa forma não há a necessidade de se dirigir a uma Agência da Previdência Social (APS).
Veja como criá-lo no passo a passo detalhado a seguir:
Faça seu cadastro agora mesmo, seguindo essas dicas.
Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou e agora é feito pelo gov.br. Esse cadastro também é chamado de login único – uma vez que permite acesso a outros serviços digitais do Governo Federal.
Quem já tinha uma conta no Brasil Cidadão, pode logar no Meu INSS com os mesmos dados. Caso não tenha nenhum desses dois cadastros, será preciso fazer uma senha no gov.br.
Confira abaixo o passo a passo para fazer o login. Ao clicar em entrar, uma nova caixa de diálogo será aberta para autenticar o usuário.
O novo acesso direto pode ser feito por:
Para dar continuidade basta escolher o meio preferencial e clicar em “Continuar”. Aqueles que ainda não têm uma conta, devem clicar em “criar sua conta” e seguir as novas instruções.
Ao optar pelo login com o CPF no Meu Inss, o próximo passo é informar a senha criada anteriormente e clicar em “Continuar”, como consta na tela acima.
O app foi desenvolvido para as versões Android e para iOS e está disponível para download gratuitamente. Ao acessar o Google Play (Android) ou a App Store (iphone) basta clicar em instalar.
O login do aplicativo é realizado da mesma forma: com o CPF e senha do site (ou vice-versa), com a conta gov.br, credencial bancária ou certificado digital em nuvem.
Uma vez criado o novo login, os usuários podem acessar os diversos serviços gratuitos e a distância, a qualquer momento.
Os principais serviços online para aposentados e pensionistas são: